Wébinario da Independência

O Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência com o fomento do Ministério do Turismo, Secretaria do Audiovisual e Secretaria Especial de Cultura convidam para: Webinário da Independência.

O projeto “A Jornada dos Príncipes” de Malcolm Forest, com a gestão e produção da Via Cultural Instituto de Pesquisa e Ação pela Cultura, iniciou as atividades educativas coordenadas pelo Instituto em comemoração ao Bicentenário da Independência no dia 27 de junho, segunda-feira, com o Webinário da Independência.

Trata-se de um encontro gratuito mediado pela Via Cultural - com Ana Lucia Marcondes e Ana Paula Lima, em que Malcolm Forest, diretor do filme "A Jornada dos Príncipes", e os convidados José Teodoro Menk (historiador), Rubens de Brito (estudioso do período império) e Dom Gabriel Orleans e Bragança (membro da família real), falarão sobre os 200 anos da independência do Brasil. Neste encontro ouviremos sobre a história e origem da transição que gerou os processos da independência, papéis da monarquia, impressões e memória,  nosso sentimento de identidade, além de um debate sobre as comemorações da data.

Participantes do Webinário :

 

Dr. José Theodoro Mascarenhas Menck - Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília com pós-graduação em Direito Romano pela Universidade de Roma - La Sapienza, mestre em História Social e doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, autor de diversos livros e artigos referentes a História e Direito. É o responsável técnico para os festejos do Bicentenário da Independência da Câmara dos Deputados. 

Dr. Rubens de Brito – Médico Otorrino, dedicado aos estudos do período monárquico e do século XIX, é fundador do primeiro circulo monárquico.

Dom Gabriel Orleans e Bragança, membro da família real - Advogado. Experiência de 20 (vinte) anos de atuação em conflitos envolvendo matérias de alta complexidade do Direito Privado, contencioso em geral, contratos e consultoria jurídica, tendo atuado como sócio de outras bancas renomadas da área. Participou de curso de especialização em Direito Empresarial, com concentração em Processo Civil e Direito dos Contratos pela FGV Direito Rio. Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Reconhecido entre os 500 advogados mais admirados pela Análise Advocacia nos anos de 2018, 2019 e 2021 em contencioso cível e bancário. Reconhecido como sócio na área de Solução de Conflitos, arbitragem e Bankruptcy por Chambers Brazil, Leaders League, e Legal 500. Membro do plantel de árbitros da MEDARB, CAMES e CAMESC. Membro da Comissão de Estudos Sobre Instituições Financeiras da OAB/SP. Coordenador da Comissão de Direito Concorrencial da Escola Superior de Advocacia de São Paulo. Membro da Comissão de Direito Falimentar da OAB/SP. Associado ao Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, e membro das Comissões de Direito Bancário, Imobiliário e Vice-Presidente da Comissão de Direito Falimentar do IASP. Membro do TMA – Brasil (Turnaround Management Association). Membro do IBR – Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação Judicial de Empresas. Membro do CBAR – Comitê Brasileiro de Arbitragem. Autor e Coautor de diversos artigos e livros acadêmicos.

Malcolm Forest – compositor, cantor, cineasta, diretor e é produtor do projeto “A Jornada dos Príncipes”. Teve mais de 41 lançamentos em discos como compositor e cantor. Recebeu disco de ouro por expressivo sucesso. Compôs músicas para oito novelas e trilhas de filmes. Pelo conjunto de sua obra recebeu prêmios como o Colar Guilherme de Almeida, a Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo. Como cineasta, produziu o filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” para o qual também compôs e produziu a trilha sonora. Agora realiza o filme “A Jornada dos Príncipes”.